#MUNDO PET

Conheça dez curiosidades sobre as patas dos gatos

Compartilhe nas suas redes sociais

Um misto de fofura, inteligência, personalidade e selvageria transformam o gato em um dos seres mais fascinantes do mundo pet. Quem tem um desse em casa já parou para observar todos os detalhes que envolvem uma das partes mais charmosas: as patinhas.

Mas, o quanto você conhece a patinha do bichano? A seguir, confira dez curiosidades sobre as patas dos gatos:

01. Múltiplas almofadinhas

As patas dos gatos são compostas por almofadinhas macias e flexíveis, chamadas de coxins. Elas são formadas por tecido adiposo e glândulas sudoríparas, que os ajudam na absorção de impacto e na locomoção silenciosa.

02. Sentido tátil aguçado 

As almofadinhas das patas dos gatos possuem muitos receptores sensoriais, proporcionando-lhes uma sensibilidade tátil muito apurada. Isso ajuda na percepção e exploração do ambiente ao redor e na detecção de vibrações.

Gray Scottish cat sleeping on an orange couch, blurred background. Cat's paw in the foreground.
Patinhas também atuam na regulação térmica do bichano, veja a seguir (Foto: reprodução)

03. Retração das garras 

Os gatos possuem a capacidade de retrair suas garras para dentro das almofadinhas das patas quando não estão em uso. Isso os ajuda a mantê-las afiadas e protegidas quando não estão caçando ou escalando.

04. Regulação térmica 

Essas almofadinhas têm glândulas sudoríparas que ajudam os gatos a regular sua temperatura corporal. Quando transpiram pelas patas, o processo auxilia no resfriamento durante o tempo quente.

05. Higiene constante 

Os gatos mantêm suas patas limpas constantemente, utilizando-as para lamber e acariciar seu rosto e corpo durante os rituais de higiene diários.

06. Variedade de cores 

As almofadinhas das patas dos gatos podem ter diferentes tons e cores. Alguns têm almofadinhas rosadas, enquanto outros têm pretas ou pigmentadas de acordo com a cor do seu pelo.

Adorable little three colored cat lying on sofa and raising paw. Cute three-colored kitten
Você sabia que existem diferenças entre as patas traseiras e dianteiras? Confira abaixo (Foto: reprodução)

07. Proteção contra choques 

As almofadas das patas têm tecido gorduroso e cartilaginoso, ajudando a absorver o impacto durante corridas ou saltos, minimizando o estresse nas articulações.

08. Equilíbrio aprimorado 

As patas dos gatos contribuem significativamente para o equilíbrio desses animais. Elas possuem articulações e músculos adaptados que ajudam os gatos a se moverem graciosamente, mesmo em superfícies estreitas ou instáveis.

09. Diferença entre patas dianteiras e traseiras 

As patas dianteiras dos gatos têm cinco almofadas, enquanto as patas traseiras têm apenas quatro, mas são mais fortes e poderosas para impulsionar os saltos.

10. Diferença entre garras dianteiras e traseiras  

As garras das patas dianteiras dos gatos são geralmente mais afiadas e robustas, devido ao fato de serem usadas para agarrar e segurar, enquanto as traseiras são mais utilizadas para defesa e para escalar.

Equipe: Bombou-Brasil

Fonte: Cães & Gato

**Atenção**
Caso, não concorde ou não queira, que o conteúdo da fonte seja replicado nesse site. Entre em contato com faleconosco@bomboubrasil.com e solicite a retirada – Sua solicitação será atendida em ate 48 horas úteis.


Compartilhe nas suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *